sexta-feira, 25 de março de 2011

A ARCA DA ALIANÇA



    A Arca da Aliança contém muitas revelações para a nossa vida espiritual. Entre outras coisas a arca significa o homem carregando a Glória de Deus. Dentro da arca havia a vara de Arão, que significa a autoridade, a tábua do testemunho a palavra dentro de nós, e o maná, que é a nossa dependência para a provisão diária tanto espiritual, quanto material.
    No entanto, por ocasião de uma derrota de Israel, a arca foi levada até a cidade principal dos filisteus e colocada diante de Dagon, o maioral dos deuses deste povo.

    “Tomaram os filisteus a arca de Deus e a meteram na casa de Dagon junto a este... no dia seguinte eis que estava Dagon com o rosto em terra diante da arca do Senhor...” (1 Sm 5:2,3)

    A arca estava retida, às vezes parece que tudo o que nos pertence fica preso e retido também. Quando isto acontece, sentimos a violência do confronto, parece até mesmo que a luta é face a face com o inimigo. Este era o momento em que Israel estava enfrentando, a arca estava detida, pois a intenção do inimigo era segurar a unção de Israel, suas bênçãos financeiras, enfim a intenção era trazer o caos para envergonhar e fazer Israel se dobrar aos pés de Dagon. No entanto, não foi Israel que se dobrou, mas Dagon foi envergonhado e se dobrou diante do poder e autoridade da arca.

    Diante de quem caiu Dagon? Diante de uma simples caixa de madeira? A arca era uma pequena caixa de madeira com as seguintes medidas:
    . Um metro e dez de comprimento por 66 centímetros de altura, mas algo a tornava diferente.

    Não há nada de espetacular nas medidas desta arca. A madeira da arca fala da nossa natureza carnal e falha, mas Dagon não viu a madeira, ele viu o ouro da Glória de Deus sobre aquela simples arca. Ele enfraqueceu e caiu diante do sangue da aliança, que estava sobre o propiciatório. Dagon se dobrou diante da arca, porque a caixa não estava vazia, no seu interior havia a vara da autoridade, o poder da palavra do testemunho e a unção da estratégia que se renova a cada manhã, ou seja, maná fresco da revelação. Será que Dagon cairá diante de simples cristãos carnais? Ele cairá se estivermos como aquela simples caixa:

    Cobertos com o sangue, revestido com o ouro da glória, e cheios com a palavra de Deus.

    Portanto, se você quer suas bênçãos liberadas, as suas armas são:

    O sangue, a Palavra e a Glória de Deus sobre as nossas vidas.

    Como dissemos dentro da Arca havia a tábua do testemunho, que havia sido escrita pelo dedo de Deus. Os magos do Egito reconheceram que os milagres realizados por intermédio de Moisés e Arão eram realizados pelo dedo de Deus, ou seja, pelo poder da Palavra:

    “Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus”. (Ex 8:19)

    Jesus o Verbo vivo expulsava os demônios pelo “dedo de Deus”, (Lc 11:20), o que mostra que pela palavra de Deus é o poder que precisamos para vencer todos os nossos inimigos espirituais.
    Dentro da Arca ainda encontramos a vara que floresceu, a vara que era de amendoeira, ao ser retirada da fonte de onde recebia seiva não florescia mais. O sacerdócio de Arão foi confirmado diante de todo Israel porque Deus fez florescer a sua vara:

    “A vara do homem que eu escolher, essa florescerá... e eis que a vara de Abraão... brotara, e tendo inchado os gomos, produzira flores e dava amêndoas”. (Nm 17:5-8)

    A vara de Arão floresceu para nos mostrar que só podemos frutificar se nossas vidas estiverem ligadas a Jesus. Arão estava ligado à fonte e por essa razão a vara floresceu, a razão de tantos ministérios estéreis é porque muitas vezes estão firmados em dons e orgulho, mas não na Palavra.
    O vaso com maná, nos mostra a necessidade diária de um alimento espiritual fresco, nunca podemos incidir no erro de que sabemos o suficiente, precisamos aprender, nos fortalecer, e receber direção diariamente.
    Quero que você se conscientize que uma batalha não se vence em uma única luta. Dagon caiu, enfraqueceu, mas foi erguido de novo.
    Você não deve desistir diante de um retrocesso na situação, quando estiver orando. Continue firme, não há resistência que possa suportar a Glória de Deus. Depois que Dagon foi reerguido a arca passou mais uma noite junto a este deus dos filisteus, mas veja o que aconteceu:

“Levantando-se no dia seguinte pela manhã, eis que Dagon jazia de bruços diante da arca do Senhor; a cabeça de Dagon e as duas mãos, estavam cortadas sobre o limiar; dele ficara apenas o tronco”.

    Quando transportamos a Glória de Deus sobre nós, e guardamos a Sua palavra, durante o período mais escuro da intercessão (a noite toda em que a arca ficou diante de Dagon) a espada de dois gumes em nossos lábios, destruirá todo intento do inimigo.
    A cabeça que havia feito planos contra Israel foi arrancada, as mãos que tinham armas forjadas contra este povo foram cortadas, esta é a forma como a intercessão vence os inimigos espirituais!
    Os filisteus de Asdode reconheceram não poderem permanecer com a arca porque a destra de Deus estava pesando sobre eles:

“Não fique conosco a arca do Deus de Israel; pois a Sua mão é dura sobre nós, e sobre Dagon nosso deus.” (1 Sm 6:7)

    Quando Moisés e Arão resistiram a Faraó com o sangue, a vara e a palavra nos lábios, à mão do Senhor foi dura sobre Faraó e todo o Egito e desta forma as famílias, bem como todo ouro e prata retidos foram liberados. Resista, pois o inimigo não pode reter as suas bênçãos, ele é obrigado a dar além daquilo que havia roubado:

“Quando enviardes a arca do Deus de Israel, não envieis vazia...” (1 Sm 6:3)

    Se você está enfrentando uma escura noite diante de Dagon, retenha esta palavra em seu coração:

“Ele não pode ficar de pé diante da glória de Deus, portanto revista-se com o ouro, encha o seu coração com a palavra de Deus, desta forma você não sairá desta batalha de mãos vazias!!!”

A arca era carregada por duas barras longas, também feitas de madeira de acácia revestidas com ouro. Nós somos como arcas, e carregamos a presença de Deus por onde quer que andemos.
    Quando a mando de Deus o povo parava, a arca ficava no Santíssimo lugar, onde ocupava todo o espaço. As sua varas chegavam a encostar no véu que separava o Santo Lugar, do Santíssimo, quem estava no Santo Lugar perceberia o volume através da cortina. Se permitirmos que a palavra de Deus preencha o nosso espírito, a ponto de transbordar, os que entrarem em contato com a nossa alma (emoções, pensamentos e vontade), perceberão os traços dos filhos de Deus em nossa personalidade: pessoas curadas, restauradas, equilibradas.
    Quero dar mais alguns detalhes sobre a arca para que você entenda melhor.
    Como vimos a arca era uma caixa de madeira revestida de ouro, Deus deu o modelo exato de como seria esta arca em (Êx. 25:10-13) .
    A arca deveria ser revestida de ouro por dentro e por fora, com uma bordadura de ouro ao redor.
    Bezalel com a sabedoria e habilidade que o Senhor lhe concedeu, fez 3 caixas, uma de madeira e duas de ouro. Bezalel as confeccionou, com medidas exatas, colocou a caixa de madeira dentro da caixa de ouro, e uma outra caixa de ouro por cima da caixa de madeira, desta forma a madeira era escondida, ou melhor, dizendo tragada pelo ouro por dentro e por fora.
    Jesus veio em carne, no entanto era revestido pelo Espírito Santo por dentro e por fora, mostrando desta forma, que é possível viver uma vida de beleza e poder mesmo no meio da escuridão.
    Muitas pessoas se satisfazem com o revestimento do ouro por fora, são ministérios bonitos, pessoas com dons, mas se não buscarem um revestimento interior logo a madeira (carne) virá à tona. São pessoas antagônicas na igreja ou no púlpito, aparentam uma beleza exterior, mas os que a conhecem na intimidade sabem que aquele ouro aparente é um revestimento puramente exterior.
    Jesus está convidando a Sua Igreja a comprar ouro para que se revista por dentro e por fora:

“Aconselho-te que de Mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres...” (Ap 3:18)

    Sem este ouro, você será pobre espiritualmente, sem este ouro as trevas não o respeitarão, Satanás não respeita arcas sem revestimento. O Senhor quer a Sua igreja com uma vestidura recamada de ouro como a bela noiva que encontramos no Salmo 45:13.

“Toda a formosura está à filha do Rei no interior do palácio; a sua vestidura é recamada de ouro”.

    A igreja é filha do Rei, a verdadeira noiva de Cristo está com vestes reais recamadas de ouro, protegida no interior do palácio de Deus.

    A Arca tinha ao seu redor uma bordadura de ouro, em forma de coroa. Quando permitimos o trabalho do Espírito Santo de nos revestir por dentro e por fora, Ele arrematará este trabalho com uma bordadura em forma de coroa, esta é a sua coroa de vencedor!!! (Ap 3:11).
    O Senhor Jesus usou uma coroa de espinhos para que nós recebêssemos de volta a coroa de glória e de graça, para que recebêssemos no lugar da maldição, a coroa do sacerdócio.
    Por cima da arca havia um propiciatório de ouro puro, esta tampa fechava a arca, caso contrário ela permanecia aberta. O propiciatório representa Jesus como cabeça da Sua Igreja, se Jesus não estiver reinando sobre nossas vidas seremos como arcas abertas sujeitos a qualquer tipo de ataque e até mesmo de enganos. Jesus derramou o seu sangue de uma vez por todas e agora sempre que o Pai olha para a arca.
    Ele olha para o propiciatório coberto de sangue, ou seja, sempre que o Pai olha para nós, Ele vê o sangue de Jesus sobre as nossas vidas.
    Nas 2 extremidades do propiciatório estão dois querubins, que estendem as suas asas cobrindo o propiciatório, seus olhos estão voltados para baixo, contemplando a arca.
    Vidas cheias da Palavra de Deus, cobertas pelo sangue de Jesus, vidas que permitem que o Senhor seja o cabeça, terão as asas dos querubins cobrindo-os. Os olhos dos querubins estão voltados para a Igreja, pois o Espírito Santo que conduzia o louvor dos querubins foi enviado para a terra, para nos ajudar a consolar, fortalecer, nos guiar e nos ensinar a sermos adoradores em espírito e em verdade.

    Os olhos dos querubins contemplam a igreja guiada pelo Espírito para fazerem eco nos céus do louvor, proveniente dos lábios de adoradores.
    Quando Adão e Eva foram expulsos do Éden, saíram com maldição, com morte espiritual, separados de Deus, saíram destituídos da coroa de Glória, de poder e autoridade. Adão e Eva bem como todos os homens só poderiam se aproximar de Deus através do sacrifício do sangue, mas mesmo assim não era uma aproximação perfeita, pois era através do sangue de animais.
    Jesus através do seu sacrifício perfeito abriu caminho uma vez por todas restaurando o poder, a autoridade e a comunhão perdidos no Jardim do Éden, através dele recebemos de volta a coroa de glória que havia ficado nas mãos de satanás. (Sl 8:5)
    Ao serem expulsos do jardim, Deus colocou querubins para guardar o caminho da árvore da vida:

“E expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden, e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida” (Gn 3:24)

    A palavra de Deus é a árvore da vida, agora por meio do sangue de Jesus, os querubins não precisam mais guardar a entrada, agora eles estendem as asas sobre todos os homens que buscam alimento nesta árvore, que trás vida em abundância.
    Hoje na Sinagoga temos o Aron Kopdesh, um armário ou um recesso na parede no qual são guardados os rolos da Torá (Sifrei torá). Uma cortina cobre este armário e o Aron Kodesh está localizado junto à parede oriental, que é a direção para Jerusalém. Dentro do Aron Kodesh está a Palavra de Deus, se tivermos o coração cheio da Palavra teremos revelação e unção abundantes, o caminho fechado para o homem era ao oriente do jardim do Éden, o oriente sempre fala de revelação, com o Verbo Vivo em nosso coração o caminho oriental está aberto!!!
    O mais importante é que através do sangue de Jesus podemos ouvir a voz de Deus da mesma forma como Moisés ouvia:

“Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o testemunho, que Eu te darei. Ali virei a ti, e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins, que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo acerca de tudo, o que Eu te ordenar para os filhos de Israel”. (Ex 25:21,22)

    O Senhor fala com aqueles que abrigam dentro de si a Palavra do Testemunho, com aqueles que se dispõe nas Mãos do Espírito de Deus para serem ricamente revestidos por dentro e por fora com o ouro puro, com a unção preciosa derramada sobre os verdadeiros adoradores.
O que é mais maravilhoso é que o Senhor diz: “Ali virei a ti”, a comunhão por meio de Jesus foi restaurada da mesma forma como era no Jardim do Éden, onde Deus vinha se encontrar com Adão na viração do dia.
    Deus tem um encontro marcado com você todos os dias!!! Isto é grandioso demais, o Senhor do Universo, vem ao encontro dos seus adoradores para falar sobre tudo!

    Em hebraico a Arca era conhecida por vários nomes, tais como:

. Aron Hashem
. Aron Hacodesh
. Aron Oz
. Haron Habrit
. Haron Hedut

    Aron Hashen – quer dizer a Arca de Deus, isto indica uma propriedade.
    Nós somos propriedade exclusiva do Deus vivo e da mesma forma como a arca não podia ser tocada pelos inimigos, nós também não podemos ser tocados pelo maligno. Assim como a Arca transportava a presença de Deus, agora é a igreja que transporta a Glória de Deus. Somos Arca de Deus e ninguém, absolutamente, ninguém pode nos tocar!!!
    Da mesma forma, como a arca era escoltada pelos levitas, você é escoltado pelos anjos de Deus. Os querubins como vimos fazem sombra e os anjos nos cercam, tiram as pedras do nosso caminho, nos segurando e nos escoltando.
    Vimos anteriormente, que no (Salmo 45) está escrito que a filha do Rei está no interior do palácio. Os filhos do Rei têm direito à sua guarda real, portanto toda a milícia celestial está a nossa disposição, pois somos filhos do Rei dos Reis!!!

    Aron Hakodesh – quer dizer Arca Sagrada, precisamos buscar a santidade, pois devemos ser santos da mesma forma como Ele é santo. Muitos pensam que andar em santidade implica numa lista de proibições e andar com o exterior caracterizado por certo tipo de vestimenta. No entanto ser santo significa ser separado, andar em santidade é uma maneira de viver. Basta olhar o caminhar de Jesus, Ele vivia de forma normal, participava de festa de casamento, conversava com homens e mulheres, se vestia como todos os outros, no entanto sua vida estava separada para Deus. Quando caminhamos com Deus, seremos santificados em tudo, nosso modo de pensar, falar e agir serão conforme a Sua vontade:

“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo”. (1 Ts 5:23)

    Quando Miriã escolheu usar a sua língua para acusar seu irmão, ela não entregou a sua língua para o controle do Espírito Santo e desta forma foi excluída do acampamento. Andemos em santidade para não sermos excluídos do arraial, quando isto acontece ainda pertencemos ao exército de Deus, mas ficamos excluídos do lugar onde a glória de Deus está. Muitas pessoas se encontram hoje na situação de Miriã próximos (dentro da igreja), mas isolados ao mesmo tempo. É hora de nos aproximarmos, de ficarmos no lugar onde a benção maior está sendo derramada!

    Aron Oz – A arca da Força - T
temos que nos conscientizar de que como arcas de Deus transportamos Cristo em nós, se maior é Aquele que está dentro de nós, lembre-se sempre disto o tempo todo:

“Maior é a força que está dentro de você do que todas as forças que possam se levantar contra a sua vida”.

    Vimos anteriormente, que quando Dagon ficou diante da Arca de Deus, ele não suportou a glória e o poder, que estavam dentro da arca, e da mesma forma ele não, pode ficar em pé diante de você e muito menos os seus planos, todos eles caem por terra e são frustrados!!
    A violência das águas do Jordão não pôde resistir diante da Arca de Deus, quando os sacerdotes que carregam a arca pousaram a planta dos pés nas águas do Jordão, estas se abriram. Enquanto eles estiveram com a arca dentro do rio, as águas não prevaleceram. Se você carregar a Palavra de Deus no seu interior, nenhuma resistência, nenhum impedimento prevalecerá, porque você é sacerdote do Deus Altíssimo que carrega a Sua palavra e a Sua presença!

    Aron Habrit – a Arca da Aliança, você deve saber que o nosso Deus é um Deus de Aliança, e deseja um compromisso de fidelidade e Aliança da nossa parte. À parte que cabia a Ele já foi feita na Cruz do Calvário, agora Ele espera que os seus filhos cumpram a sua parte na Aliança para poderem gozar plenamente dos seus benefícios. Ele espera:

    . Obediência, amor, submissão, dependência, compromisso, disponibilidade, confiança, fidelidade.
Se você cumpre os termos da Aliança então:

“O Senhor será inimigo dos teus inimigos, adversário dos teus adversários”. (Lv 23:22)

    Um companheiro de Aliança supre as necessidades e fraquezas do seu companheiro, vivendo uma vida de compromisso com o Senhor e as suas necessidades serão supridas, as suas fraquezas se transformarão em pontos fortes. Não se esqueça, que por causa da obra de Cristo na Cruz, da mesma forma como a Arca da Aliança tinha sobre o seu propiciatório o sangue, você tem este sangue sobre a sua vida! O Deus de Aliança vinha se encontrar com Moisés no meio dos querubins sobre o sangue, da mesma forma hoje o Pai vem ao nosso encontro por causa do sangue de Aliança!!

    Aron Hedut – a Arca do Testemunho. O Testemunho é a razão da nossa vitória, como falamos exaustivamente no decorrer desta apostila. Está escrito, que o povo de Aliança de Apocalipse venceu o maligno por causa:

“Da palavra do testemunho e do sangue do Cordeiro” (Ap. 12:11)

    Guarde isto em seu coração: o sangue e a palavra são. Palavras poderosas e infalíveis, imbatíveis!
    Pessoas que têm vida como a arca, têm experiências maravilhosas com Deus, Isaias foi um destes homens. Leia a experiência que este profeta teve:

“Eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o Templo... serafins estavam por cima Dele... e clamavam uns para os outros dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, toda a terra estará cheia de Sua glória”. (Is 6:1 a 3)

    Tenho me assustado com o que eu tenho visto ultimamente, não posso conceber uma vida com Deus vazia e sem sentido, mas tenho testemunhado pessoas que se confessam cristãs, mas conhecem um Deus distante, ausente e inoperante. Pessoas que um dia foram tocadas pelo poder de Deus, mas depois se enquadram em um padrão religioso. Vão à igreja todos os domingos sem esperar encontrar realmente algo diferente, tomam a ceia sem entenderem a aliança de sangue realizada na cruz e seus benefícios, enfim realizam atos religiosos automáticos.
    Este era o caso da geração de Isaías, mas este homem não se conformou com o automatismo de outros profetas e sacerdotes e nem com a rotina religiosa do povo, ele tinha um chamado e queria algo mais de Deus. Isaías era um homem de família nobre e poderia ter ficado distraído pelo conforto que o cercava, mas começou a buscar a Deus de forma intensa e quando isto acontece sempre experimentamos a presença real do Senhor.
    Você tem levado uma vida fria e vazia dentro da Igreja? Comece a buscar neste momento, eu garanto que a experiência será um impacto, um avivamento na sua vida espiritual.
    Enquanto buscava a Deus, Isaías teve uma maravilhosa visão da shekinah de Deus (glória). O Senhor estava assentado em Seu Trono, quando entronizamos Deus em nossas vidas então, nossos lares, nossas Igrejas se enchem com esta glória cada dia mais, até que toda a terra esteja cheia da Sua glória.
    Mas o que é entronizar a Deus? Significa entregar o controle para que Ele reine e governe os seus passos, mas para que isto aconteça você precisa abdicar do trono do egocentrismo. Isaías viu serafins, quando a glória de Deus vem sobre nós, os anjos também chegam para ministrar. Isaías se sentiu impuro diante daquela santidade e recebeu brasas vivas do altar sobre os seus lábios, hoje por meio de Jesus somos justificados e purificados, mas continuamos a ser tocados por estas brasas que cauterizam todas as feridas, que estão abertas e sangrando.
    A síndrome da frieza espiritual tem como um dos principais motivos, a preocupação excessiva em conquistar a glória e a admiração dos homens ao invés de buscar a glória de Deus.
    Lemos no versículo acima, que as abas das vestes de Deus, enchiam o Templo. Como você sabe, nas orlas das vestes dos judeus eram colocadas franjas (tsitsit ainda usada no manto de oração). Estas franjas entre outras coisas, representam a autoridade e a realeza dos filhos de Deus. Todos aqueles que tocassem nas franjas eram curados:

“Onde quer que Ele entrasse, nas aldeias, cidades ou campos, punham os enfermos nas praças, rogando-lhe, que os deixasse tocar ao menos na orla da sua veste; e quando a tocavam saíam curados”. (Mc 6:56)

    Sabemos que se nos achegarmos a Deus, Ele se achegará a nós, portanto se quisermos tocar no manto de Jesus, devemos nos achegar em fé, amor e oração. Se assim fizermos do mesmo jeito que as orlas ocupam todo o Templo, o seu manto será lançado sobre nós. Que grande diferença entre um culto frio e um lugar onde o manto está estendido, acessível para todos os que precisarem de cura, restauração, unção, transformação.
    Logo em seguida Isaías sentiu tremer o lugar onde ele se encontrava:

“As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça”. (Is 6:4)

    A adoração de apenas um Serafim fez abalar as bases do limiar do Templo. Você pode ficar admirado diante do tamanho poder, mas eu quero que você entenda que muito mais poderoso é o louvor dos filhos de Deus, porque temos o Espírito Santo em nosso interior. Foi esta a razão pela qual os alicerces da prisão, onde se encontravam Paulo e Silas foram abalados, quando começaram a louvar.
    Comece a louvar nesse momento, em meio ao desespero ou a dor, porque desta forma as Abas do manto de Jesus, se estenderam para que você as toque!!! Não se conforme com uma vida vazia, e fria, andar com Jesus é ter uma vida marcada pela Sua presença e pelo Seu poder.
    Encha-se da Palavra de Deus, abra-se para o trabalho do Espírito Santo e verá todos os seus inimigos, seus planos e suas armas caírem por terra, porque você é arca que transporta a Glória do Senhor dos Exércitos.


Pastora Nayra Pedrini da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


JANELA 10 X 40

Classificação dos Países por Perseguição

Notícias Online