terça-feira, 19 de abril de 2011


AMIGO INOPORTUNO




"Qual dentre vós tendo um amigo e este for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser  Amigo, empresta-me 3 pães ...digo-vos que se não se levantar para dar-lhos, por ser seu amigo, todavia o fará por causa da importunação e lhe dará tudo o de que tiver necessidade" Lucas 11:8

Com esta parábola Jesus estava ensinando a perseguirmos aquilo que desejamos. Se este amigo inoportuno tivesse ficado em casa lamentando o fato de não ter pão em casa a sua situação continuaria a mesma, as suas murmurações não mudariam em nada o fato do seu cesto estar vazio. A passividade leva a atrofia dos músculos da fé e consequentemente à paralisia. Estamos acostumados com a desistência, desistimos de sonhos, de projetos, desistimos de pessoas e relacionamentos. Jesus não desistiu daquele grupo de pescadores e teve apóstolos ungidos como fruto de Seu trabalho. Eliseu não desistiu de caminhar junto com Elias e recebeu unção dobrada como resultado da sua persistência. Existe uma diferença entre pessoas sonhadoras e pessoas bem sucedidas. Os dois possuem sonhos e alvos em seus corações, no entanto o sonhador deixa todas as suas visões só a nível de sonho ,mas os vencedores perseguem e realizam os seus sonhos tornando-se uma pessoa bem-sucedida.

Elias depois de um longo período de seca, subiu ao monte para orar por chuva, ele não ficou tão somente olhando para o céu límpido, pensando:

"Eu sabia que a minha oração não seria respondida, eu orei e Deus não me respondeu, portanto vou parar de orar... "

Se Elias voltasse para casa realmente teria voltado envergonhado, pois já havia anunciado ao Rei Acabe que chuva desceria dos céus. Sei algumas vezes você anuncia coisas que Deus fará na sua vida e se sente envergonhado, quando isto não ocorre, mas tão somente creia, aquilo que Deus prometeu certamente acontecerá, persista e verá a chuva de Bênçãos descendo dos céus . Elias subiu ao monte e persistiu até ver uma pequena nuvem no céu anunciando chuva, não desista das suas orações, não aborte o seu milagre seja persistente !

Jesus queria mostrar algo mais com esta parábola. Na cultura judaica a falta de hospitalidade, é algo inadmissível. O amigo importunado deveria atender ao pedido de ajuda à despeito do horário, por alguma razão o amigo, que pedia ajuda estava desprevenido. O amigo importunado era preguiçoso, e não possuía o menor sentimento de amor ou solidariedade, mas mesmo assim atendeu ao pedido para se ver livre daquele incômodo.

Jesus queria ensinar que o Pai é amoroso, compassivo, benigno, está sempre pronto a ouvir, abençoar, Ele não é como o amigo importunado. Quando batemos a Sua porta com algum pedido, nunca o encontraremos cansado e muito menos ocupado demais, Ele atenderá ao pedido não para se ver livre de nós, mas atenderá porque gosta de galardoar seus filhos.

O amigo inoportuno foi buscar ajuda, porque todos os seus recursos haviam se esgotado, se ele não conseguisse o pão seria envergonhado diante de toda a cidade, por ter sido negligente com um viajante.

Se homens frios e egoístas cedem diante da insistência para se livrarem do incômodo, muito mais dará Nosso Pai Amoroso dará a todos os que vierem pedir e insistir diante da sua porta. Deus não deixa ninguém sair da Sua presença de mãos vazias. A multidão chegava faminta e saia farta, os doentes saiam curados, os que carregavam fardos pesados saiam aliviados. Jesus continua agindo mesma forma se você estiver em apuros bata à sua porta, diga a Ele tudo o que estiver necessitando e prontamente Ele abrirá a porta para socorrê-lo.

O amigo inoportuno conseguiu o que precisava porque foi insistente. Em Hebraico a palavra importunação é chutzpah que significa : audácia, persistência , atormentar, insistência.

Na intercessão precisamos ser audaciosos, persistentes, insistentes. Em provérbios lemos:

"Feliz o homem , que me dá ouvidos , velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada" Provérbios 8:34

Somos felizes e bem aventurados quando ficamos velando à porta do Senhor com chutzpá, ou seja com insistência, persistência, determinação por termos a certeza de que nunca sairemos com as mãos vazias !

Persista, insista , creia e receba!

 
Pastora Nayra Pedrini da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


JANELA 10 X 40

Classificação dos Países por Perseguição

Notícias Online