Davi foi entronizado, já havia aos olhos dos homens conquistado a promessa, ou seja, já havia chegado ao sonho de sua vida, que era ser Rei de Israel.
No entanto, muitas vezes nos limitamos a ficar com a aparente vitória, ser rei sem Jerusalém (propósito de Deus para nossas vidas). Seria ser rei sem um trono de fato.
Muitas vezes as pessoas se limitam a pensarem que a conversão é o ponto final, a conversão é se tornar rei, mas não implica em ter sido realizado o propósito total de Deus em nós, não devemos nos conformar com o parcial, Deus nos ensina que Ele sempre completa a obra que realiza.
Davi foi lutar para que a totalidade do plano de Deus se realizasse, mas o centro da vontade estava ocupado por inimigos.
Davi partiu para conquistar Jerusalém, que naquele momento se chamava Jebus por ser ocupada por Jebuseus.
A palavra Jebus significa “aquele que pisa”, satanás tem prazer em pisar no melhor de Deus para nós.
Os judeus dizem que “A TERRA DE ISRAEL É O CENTRO DO MUNDO, JERUSALEM É O CENTRO DA TERRA DE ISRAEL E O TEMPLO É O CENTRO DE JERUSALEM”.
Deus quer restaurar corpo, alma e Espírito.
O corpo (a terra) precisa ser restaurado, hábitos e costumes devem ser direcionados a responder a vontade e diretrizes dos desígnios de Deus.
A alma (Jerusalém significa habitação de paz, se você quer paz, faça a guerra), Devemos escalar as fortalezas, ou seja, as limitações impostas em nossa alma e expulsarmos os padrões de pensamentos de fracasso, baixo auto-estima... Que são os nossos jebuseus.
Davi ao fazer guerra contra os jebuseus escutou um desafio permeado de desprezo da boca de seus inimigos. Os jebuseus disseram ser necessário pouca coisa pra fazer Davi recuar, melhor dizendo, os nossos inimigos da alma despendem pouco esforço para nos fazerem desistir do melhor de Deus para nós.
Como dissemos, Jerusalém é o lugar de paz, Deus quer restaurar a alma para que tenhamos perfeita Shalom.
Tu Senhor conservarás em perfeitas e constantes SHALOM (TRANQUILIDADE, SEGURANÇA, BEM ESTAR, RIQUEZA, SAÚDE, ALEGRIA, SUCESSO, CONFORTO, INTEGRIDADE).
Aquele cuja mente (inclinação, vontade e caráter) é firme porque ele confia em ti (se entrega, se inclina, se apóia e espera confiadamente em Deus) (Is. 26:3).
A alma é o local de tomada de decisões, para chegar ao lugar de adoração que é o templo, é preciso passar por ela, (é preciso estar em paz para ouvir a voz de Deus), centro da vontade de Deus, na alma está o centro das decisões do homem.
Jerusalém pertencia à tribo de Benjamim porque Deus queria mostrar como uma tribo tão pequena destroçada, desmoralizada, com ruínas na alma poderia se tornar o lugar mais precioso e belo entre todas as tribos.
Saul e Paulo eram benjamitas, vemos no primeiro que o fato de não ter expulsado os inimigos de sua alma o levou a ruína espiritual, financeira, familiar etc... Em contra partida Paulo por ter conquistado Jerusalém (alma) não só conseguiu chegar a perfeita adoração como se tornou um grande mestre para geração de adoradores. Deus quer um homem adorador, seguro e constante.
Satanás sempre ataca na alma, onde reside a emoção. Deus quer um homem emotivo, porém curado para que não tome suas decisões baseadas em fortes emoções.
O espírito (o Templo), todo homem que tem sua alma destroçada (uma JERUSALEM TOMADA PELO INIMIGO), apresenta o espírito desprotegido. No espírito está o local de comunhão absoluta com Deus.
Jerusalém foi o ultimo local a ser conquistado pelos Israelitas, mesmo quando Davi já havia conquistado a cidade, satanás seguia prendendo o local sagrado que era o centro da adoração, ou seja, o monte Moriá onde Deus orientou a Abraão levar seu filho Isaque para o sacrifício.
Davi, apesar de ter conquistado a cidade santa e ter recebido o cetro para reinar sobre Israel não tinha alcançado ainda o centro da vontade de Deus, Davi teve que pagar 600 ciclos (6 número do homem) de ouro para que o ultimo Jebuseu largasse o monte Moriá.
Jesus pagou alto preço (1 Pe 1:18) por nós para que não houvesse território em nossas vidas ocupadas por satanás, território este que passou a ser ocupado e pisado por satanás a partir do Éden.
Davi pagou um alto preço por Araúna que em hebraico significa liberto e nobre.
Jesus para devolver a nossa hereditariedade nobre, a majestade e a glória que perdemos, precisou pagar um alto preço para nos libertar da condição de escravos empobrecidos e oprimidos.
Quando conseguimos entrar no Templo nossos ouvidos e visões espirituais são restaurados. (2 Sm 24)
Araúna acredita-se que seja o lugar onde Abraão sacrificou Isaque, e mais tarde foi o local onde Salomão edificou o Templo e onde Jesus ensinou durante 3 anos.
Pra Nayra Pedrini
Nenhum comentário:
Postar um comentário