Já falamos tantas vezes que nossas palavras são carregadas de poder, todas as suas palavras são ouvidas por Deus. Tanto as palavras de louvor, de clamor como as palavras de amargura e rebeldia. A tua maneira de falar determinará o seu grau de fé.
Tomé diante da evidência da ressurreição de Jesus fez uma declaração de incredulidade no meio dos discípulos:
“Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o meu dedo, e não puser a minha mão ao seu lado, de modo algum acreditarei”. Jo 20:25
Mesmo que seus olhos não pudessem constatar, Jesus estava presente ouvindo esta declaração. Passados 8 dias após esta declaração Jesus entrou no local onde os discípulos estavam reunidos e a primeira coisa que fez foi dirigir-se a Tomé dizendo:
“Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos, chega também a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente”. Jo 20:27
Jesus se entristeceu com a declaração de incredulidade de Tomé. Quais tem sido as suas declarações?

Jesus se entristeceu com a declaração de incredulidade de Tomé. Quais tem sido as suas declarações?
As tuas palavras têm alegrado ou entristecido o coração de Deus? Tem impedido o fluir dos milagres? Suas palavras suas declarações podem ser como uma barragem que impede o fluir de Deus na sua vida, ou são: “como sulcos livre por onde fluem os abundantes ribeiros do Deus” Sl 65:9-10
Estes rios abundantes de Deus trazem toda sorte de provisão que necessitamos. A escolha é sua, ou fartar-se com a abundância de Deus ou morrer no deserto estéril, como a geração rebelde que contaminados pelo relatório incrédulo de 10 espiões morreu no deserto. Infelizmente muitos cristãos morrem no deserto sem nunca usufruir da mesa de banquete no deserto (Sl 78:19), simplesmente porque não crêem.
Jesus disse: “Se crer em Mim, como diz a escritura, do seu interior fluirão rios de águas vivas” Jo.7:38
Jesus estava se referindo ao Espírito Santo, mas a nossa vida cristã não termina no dia em que aceitamos o Senhor como Salvador, e nem quando somos batizados com o Espírito Santo, pelo contrário este é tão somente o início.
Quando cremos, falamos palavras de fé, portanto o Espírito Santo encontra lugar para fluir através de nossas vidas, trazendo tudo o que necessitamos. Quando este rio passa por nossas vidas, ele “nos enriquece copiosamente...” Sl 65:9
Muitas pessoas pensam que Deus só nos escuta, quando entramos em nosso quarto para orarmos, mas este é o pior engano que há. Deus está atento a cada uma das nossas palavras, as nossas palavras podem alegrar ou entristecer o coração de Deus, podem liberar ou impedir o agir de Deus.
“Filho meu se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o Meu; exultará o meu íntimo quando os teus lábios falarem cousas retas” Pv 23:15-16
Deus nos escuta até durante as nossa conversas do dia a dia, leia atentamente o que está escrito em Malaquias 4:13-16
“As vossas palavras foram duras para Mim diz o Senhor.. vós dizeis: é inútil servir a Deus..ora, pois nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim eles tentam ao Senhor e escapam.
Então os que temiam ao Senhor falavam aos outros, o Senhor atentava e ouvia: havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do Seu nome”
Creio que a maior parte das pessoas já tenha feito este tipo de comentário. Mas agora, que você sabe que o Senhor que fez os ouvidos (Sl 94:9), atenta a cada palavra proferida por seu povo, cuide de suas palavras para que elas não caiam duras diante do Senhor.
As palavras dos incrédulos caem duras diante de Deus, são palavras estéreis, que só produzem morte. Mas a palavra dos que temem ao Senhor são suaves, são palavras que geram vida, proteção, livramento, são matéria prima para os milagres de Deus em nossas vidas.
Veja que Deus “atentava e ouvia as palavras dos que o temiam enquanto estes conversavam entre si”. Nosso relacionamento com Deus não se limita ao sentido vertical.
Deus não só nos ouve quando nos dirigimos á Ele. Mas nos ouve também, quando falamos com os outros.
• Nosso relacionamento horizontal é tão importante quando o vertical. Nunca ouvimos Jesus proferindo palavras amargas ou de desanimo aos seus discípulos, nem em momentos de crise, por esta razão o milagre estava sempre presente em Seu Ministério. Jesus só proferia palavras de fé, pois estas palavras, como dissemos, são matéria prima para os milagres de Deus. Este relacionamento vertical e horizontal é o relacionamento perfeito da cruz, relacionamento de confiança absoluta em Deus, quando aparentemente está perdido. O ponto de intercessão entre o relacionamento vertical é o amor e a confiança total no Deus do impossível.
Nunca ouvimos palavras de incredulidade ou revolta contra Deus da parte de José, enquanto na prisão. Mas não quero dizer com isso que devemos radicalizar e não falarmos nada acerca das nossas angústias. Existe uma diferença entre derramar o coração diante de Deus, confessando nossas fraquezas, necessidades e angústias e chegar diante de Deus com palavras de amargura. Ana confessou o seu cansaço, falou sobre as suas necessidades e foi ouvida, porque confessou crendo que Deus era poderoso para modificar o quadro. Ana falou da sua necessidade convicta que Deus modificaria a sua sorte, o povo no deserto reclamava, murmurava entre si, porque limitavam o poder de Deus, murmuravam com saudades do Egito. (Dt 1:27)
Há uma diferença entre falar em rebeldia com nossos irmãos contaminando-os com palavras de dúvida e amargura e falar com nossos irmãos compartilhando das nossas angústias, levando desta forma o fardo uns dos outros.
Habacuque estava passando por um momento difícil, mas veja a declaração que ele fez diante da dificuldade:
“Ainda que a figueira não floresça, nem há fruto na vide; o produto da oliveira mente e os campos não produzem mantimentos; as ovelhas foram arrebatadas do aprisco e nos currais não há gado, todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação” Hb 3:17-18
Como você pode ver declaração de fé não são declarações que negam as circunstâncias, Habacuque confessou o que estava ocorrendo, mas junto com o desabafo declarou a sua fé no Deus do impossível!
Tem muita gente que entrou em crise, ao serem informadas que deveriam só confessar declarações de fé, pois não se achavam no direito de abrirem seu coração diante de Deus. Não somos super homens e nem super mulheres, Deus é o nosso escape, podemos e devemos confessar as nossas dificuldades, para que Ele possa nos fortalecer na nossa fraqueza. Mas nunca se esqueça que você precisa confessar a Palavra de Deus, pois esta é a sua arma. Logo após o derramar do seu coração faça a declaração de fé, pois isto enfraquecerá os seus inimigos.
Josué e Calebe não negaram a existência de gigantes na terra prometida, mas confessaram a fé na promessa de Deus.
“...Não temais o povo desta terra, porquanto como pão os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo, o Senhor é conosco não os temais” Nm 14:9
Você não precisa negar a presença de gigantes na sua terra prometida, mas tenha certeza que o Seu Deus é muito maior do que qualquer gigante, muito maior do que qualquer problema.
Conscientize-se do poder inerente ás declarações de fé. Mardoqueu (tio de Ester) viveu um momento de crise; quando toda a nação estava ameaça de ser exterminada devido a um decreto do primeiro ministro Hamã. No entanto este homem se levantou em fé diante de Deus e em ousadia diante das trevas. Como resultado da sua intercessão de fé baseado nas promessas de Deus, o rei Assuero disse a Mardoqueu:
“Escrevei... como bem vos parecer, em nome do rei, selai-o com o anel do rei; porque os decretos feitos em nome do rei e com o seu anel se selam, não se podem revogar” Et. 8:8
Deus nos delegou poder e autoridade, tudo o que dizemos na terra e ligamos (declaramos ser legal) na terra é ligado no céu e tudo o que desligamos (declaramos legal) na terra é desligado no céu. Você recebeu a mais preciosa chave para a abertura da porta dos milagres na sua vida: a sua declaração de fé. Mt 16:18-19
Assim como dito a Mardoqueu esta é palavra de Deus para a nossa vida: “Falai o que bem vos parecer contra o inimigo, falai a minha palavra em fé em Meu nome, porque os decretos feitos em Meu Nome e selados com o meu anel (o Espírito Santo), não se podem revogar. Diga a palavra de fé e autoridade que desta forma o intento do seu inimigo serão revogados, destruídos, cairão sobre as suas próprias cabeças (Et 9:25), Serão anulados porque nenhum juízo proferido contra os Meus filhos que andam em fé prosperará”
Diante desta declaração de Mardoqueu os céus se agitaram, porque palavras de fé movem as circunstâncias:
“os correios montados em ginetes, que se usavam a serviço do Rei, impelidos pela ordem do Rei” Et 8:15
Estes ginetes a serviço do Rei são os anjos que saem impelidos pela palavra do Senhor, para nos ajudarem em momentos de angústia.
Deus colocou os anjos para nos ajudarem, mas estes só podem estar ao redor daqueles que temem a Deus, eles só podem se mover através da palavra de Deus.
Os anjos foram impedidos pela ordem do Rei o que impele os anjos é a
“Bendizei ao Senhor todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhes obedeceis a palavra” Sl 103:20
Portanto só teremos os anjos a nosso serviço, e os milagres de Deus em nossas vidas, quando tivermos a palavra de Deus em nossos lábios.
Os anjos vieram servir Jesus no deserto, depois das suas declarações de fé diante das trevas em momento de crise. Jesus confessou toda a sua fé na palavra, ainda que as circunstâncias negassem a situação e como resultado os anjos vieram servi-lhe pão no deserto.
Jesus num momento de crise confessou diante das trevas sua confiança na provisão, na proteção e na honra que viria da parte de Deus. Se fizermos declarações de fé acontecerá o mesmo que ocorreu com Jesus no deserto:
“Com isto o deixou o diabo, e eis que vieram anjos, e o serviam” Mt 4:11
Se fizermos o mesmo o diabo nos deixará e os anjos chegarão com a provisão de Deus para as nossas vidas.
Os anjos vieram servir Agar e Ismael no deserto, em tempo de angústia depois da oração de Ismael. Agar não teve forças, mas Ismael lembrando da fé de seu pai Abraão confessou a sua fé em um Deus de provisão:
“Deus ouviu a voz do menino e o anjo de Deus chamou do céu a Hagar e lhe disse: que tens Hagar? Não temas; porque Deus ouviu a voz do menino daí onde está” Gn 21:17
Deus ouviu a oração de fé de um menino e foram estas palavras que liberaram o milagre e o anjo de Deus.
Poderemos ver mais uma vez a liberação de anjos diante de uma oração como foi o caso do Sumo Sacerdote Zacarias. Sua mulher era estéril e ele para que tivessem um filho, ele orou com fé, pois ambos já eram avançados em idade, foi por causa destas declarações de fé que o anjo veio-lhe dizer:
“disse-lhe porém o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel tua mulher te dará a luz a um filho a quem darás o nome de João”
Foi a oração de fé de Zacarias que liberou a provisão e a vinda do anjo ao seu serviço. Mas logo em seguida Zacarias começou a proferir palavras de dúvida, ele que orou á despeito da idade, agora perguntava como este milagre poderia ocorrer se ele e sua mulher eram velhos Lc.1:18.
Sua mente foi atacada por dúvidas e desânimo, estas são as mais poderosas armas das trevas para impedir o fluir do milagre em nossas vidas.
Para que a dúvida e a incredulidade das suas palavras não atrapalhassem o milagre de Deus, o Senhor determinou que Zacarias ficasse mudo.
“todavia ficarás mudo, e não poderás falar até o dia em que estas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais a seu tempo se cumprirão” Lc 1:20
Como vemos as palavras de incredulidade atrapalham o trabalho de Deus e a ação dos anjos, portanto Zacarias ficou mudo “até que tudo se realizou”. Não deixe que as suas palavras de incredulidade impeçam o mover de Deus na sua vida.
Foram as palavras e a confissão de fé de Daniel, que deixaram o caminho livre, para que os anjos viessem tapar a boca do leão. Foram as palavras de fé de Paulo durante um terrível temporal, que abriu espaço para o milagre de Deus para aquela situação. Paulo quando todos desfaleciam, se levantou naquele navio açoitado pelas ondas, e disse em alta voz de homens desanimados e incrédulos, diante do vento contrário que : “tende bom ânimo, pois eu confio em Deus, que sucederá do modo por que me foi dito “ At 27:25-26
Se a sua vida está como aquele navio, se você se sente jogado de um lado para o outro, se o seu coração está desfalecendo derrame seu coração diante de Deus, confesse suas ansiedades, sua dor, você deve se dar o direito de derramar o coração!
“confiai nele, ó povo, em todo o tempo, derramai perante Ele o vosso coração” Sl 62:8
Mas depois, levante-se como Paulo no meio da turbulência do seu problema e faça uma declaração de fé, declare a palavra de Deus diante do vento (as trevas), declare a Palavra de Deus diante dos homens incrédulos e testemunhe o poder de dizer sendo liberado para mudar a sua sorte.
Nayra Pedrini da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário