terça-feira, 5 de julho de 2011

A ESCRAVA LIVRE




“Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que já não se deixa admoestar; ainda que saia do cárcere para reinar ou nasça pobre no reino deste” Eclesiastes 4:13, 14.

Mais fortes e resistentes são as cadeias interiores, mais fácil de lidar são os problemas circunstanciais do que os problemas interiores com os quais aprendemos a conviver. O jovem sábio abriga sentimentos nobres em seu peito e um dos sentimentos mais nobres é a longanimidade (paciência) e a humildade. Sentimentos nobres te afastam da mediocridade. Mediocridade é andar em escassez tendo a profusão a seu dispor, mediocridade é não se deixar admoestar (confrontar).
Guarde em seu coração esta grande verdade: A situação em que você se encontra não é definitiva, tudo dependerá da sua atitude. Atitudes saudáveis nos tiram de situações irreversíveis. Uma mulher anônima, uma mulher Cananéia, habitante da região de Tiro e Sidom não aceitou a mediocridade e a humilhação para a vida da sua filha e da sua família. Mateus 15:27
Ela tinha consciência de que Jesus era o prometido filho de Davi, sua filha estava encarcerada, sua família toda estava encarcerada, mas ela seguiu a Jesus insistentemente clamando por um milagre. Ela não estava pedindo a um dos seus deuses cananeus, mas estava clamando ao filho de Davi, a Jeová Rapha que cura e liberta. Esta é uma atitude saudável, ela teve paciência para ouvir a resposta de Jesus e não se afastou precipitadamente ainda que os discípulos fizessem cara feia e a desprezassem. Diante das dificuldades e do comentário de outros não se detenha, avance em direção a cura. Quantos ricos naquela cidade se calaram diante da dor? Quantos homens bem posicionados de forma precipitada fizeram suas edificações em areia e estavam sendo devastados pelo vento e pela chuva? A mulher cananéia tinha firmado sua casa, seu coração, sua vida espiritual sobre a areia, e o vento assolava seus queridos. Ela correu atrás do único que poderia transferir sua casa e suas emoções para um lugar de estabilidade e segurança, uma edificação com alicerce seguro.
Fundamento de pedra ou de areia? A precipitação desconsidera os elementos essenciais porque estes permanecem em oculto, somos levados pelas circunstâncias: pela posição da casa, pela vista, mas grande é a ruína - consequência da nossa precipitação. Nos deixamos levar pelos lindos olhos azuis, pela linda voz sem ver o essencial, como a pessoa é por dentro e um casamento pode se tornar em grande ruína.
Esta mulher estava pedindo não só a libertação de sua filha, mas um novo recomeço desde a base. Se ela recebeu o pão é porque aceitou a posição de filha de Deus, Jesus incitou este dialogo para que ela saísse da mediocridade e pensasse como filha, não mais como cachorrinho, mas como ovelha do Pastor do Senhor. Ela disse: Senhor socorre-me! E não foi de qualquer forma, mas prostrada adorando e Jesus socorreu a sua casa. 2 Reis 5:2
Certa ocasião as tropas da Síria entraram em Israel e levaram cativa uma menina, uma garota, que foi arrancada da sua casa e todo o seu projeto de vida de repente foi desmantelado. Seu destino era ser uma escrava desterrada, distante das promessas de Deus. Esta garota era uma escrava pelas circunstâncias, mas uma grande mulher por dentro, Já o seu senhor era um grande homem por fora, com grande prestígio diante dos olhos dos homens, mas leproso por dentro. Era um herói para outros, mas não conseguia grandes conquistas para si, um herói de guerra, um lutador, um vencedor na vida, mas derrotado interiormente. Moisés nunca venceria faraó e nunca se tornaria um líder consistente se a lepra do seu coração não fosse removida.
Este grande general seria provado através da admoestação, permaneceria ele prisioneiro da lepra e do isolamento? Naamã um nome hebraico (agradável) seria ele um israelita? Um descendente de israelita? Esta garota poderia ter se revoltado com Deus, os dias passavam e nada acontecia, ela permanecia escrava, a impaciência podia tomar conta das suas emoções e poderia ter se revoltado contra Deus e contra aqueles que a haviam aprisionado. Deus prometeu nos curar e nos livrar das enfermidades do Egito Dt 7:15, a impaciência é uma das enfermidades do Egito, Rubens e Levi foram precipitados ao vingarem-se com suas próprias mãos, Arão foi precipitado quando não esperou Moisés descer, Sara foi precipitada ao dar seu marido para a escrava, Jacó foi precipitado ao fraudar a primogenitura, Elimeleque marido de Noemi em tempo de crise fugiu de forma precipitada, o socorro só chega na casa do pão. A critica de Miriã Números 12:1... “O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura” Provérbios 14:29.
Esta garota a despeito da sua situação ser desfavorável, não permitiu, que a mediocridade tivesse abrigo em seu peito, impaciência é mediocridade, é falta de controle.
Você pode se encontrar em uma situação aparentemente desfavorável, mas se não abrigar sentimentos baixos será verdadeiramente livre. Nossa impaciência sempre nos leva a crer que já passou da hora da salvação, já passou da hora da promessa ser cumprida, o próximo passo será alguma atitude precipitada o que nos conduzirá a ruína.
Na cruz do calvário Jesus ouviu muitos dizerem “ Salvou os outros a si mesmo não pode salvar-se. É rei de Israel! Desça da cruz e creremos nele. Confiou em Deus; pois venha livrá-lo agora, se de fato lhe quer bem, porque disse: Sou Filho de Deus “ Salmo 27:42.43.
Somos filhos de Deus e Ele nos quer bem, e virá nos salvar, só não estrague tudo com a sua precipitação. Se Jesus pedisse a ajuda dos anjos o plano de salvação e da Sua honra iria por água abaixo (Mt 26:52 1 legião = 3000 a 6000 homens 12= 36.000 ou 72000). Se tentasse sair da cruz antes da hora, as trevas se aproveitariam da sua fraqueza física emocional para destruí-lo, pois sairia ferido, sangrando por todos os lados. Deus tem a hora para a sua salvação e esta é a hora.

Voltando a Naamã, este grande homem resolveu seguir o conselho da garota, mas chegou com seus cavalos e carros, com seu orgulho a porta do profeta. Ao chegar em Israel o profeta não o atendeu pessoalmente, mas liberou uma palavra através de um mensageiro (um pastor por exemplo, mas em nosso orgulho queremos que Deus fale audivelmente conosco):
“Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo”.
Era necessário mergulhar no rio 7 vezes para se desfazer do seu orgulho, auto-suficiência, da falsa segurança no título e no dinheiro, a cura exige paciência, porque para uns Deus faz curativos, para outros trata com fisioterapia, mas este processo faz parte de uma cura definitiva e não apenas de um paliativo. Por que não são exterminados todos os inimigos de uma só vez? Dt 7:22 Porque se formos trabalhados de uma só vez ficaremos fragilizados.
Cada mergulho trataria de uma área da vida deste grande general. Ele não suportava a solidão, arriscava a sua vida para ser amado por seu rei e seus oficiais:
1. A raiz de abandono - que produz tristeza, decepção gerando insegurança e solidão e sentimento de rejeição.
2. Orgulho – precisou ficar nu e sua cura foi diante dos olhos de todos, o profeta o tratou com qualquer pessoa.
3. Insegurança- era dependente do dinheiro e da posição, quais são as suas dependências? Ele levou a carta do rei e presentes para ser aceito. O profeta não aceitou os presentes para que ele soubesse que não precisava comprar o amor de Deus e Deus não o amava por ser um general, mas por ser um homem leproso como tantos outros.
4. Megalomania – Deus é um Deus grande que usa coisas pequenas e desprezíveis como o rio Jordão para testemunhar do seu grande poder. Deus usou uma pequena serva, um simples Jordão e os seus oficiais subalternos
5. Resistências – resistência a palavra do profeta, resistência para se despir, resistência para abrir o coração, resistência para aceitar a simplicidade de Deus.
6. Precipitação – em sua precipitação saiu com um discurso aborrecido e indignado. 2 Reis 5:12
7. Mania de complicar Deus simplifica e queremos complicar 2 Reis 5:13


Pastora Nayra Pedrini da Silva


3 comentários:

  1. obrigada Deus, pela palavra.
    abençoada seja a vida da pastora Nayra.
    Amém.

    ResponderExcluir
  2. 'Disse ela: Tu me favoreces muito, senhor meu, pois me consolaste e falaste ao coração de tua serva, não sendo eu nem ainda como uma das tuas servas.' [Rute 2, 13]

    ResponderExcluir
  3. Como sempre refrigério p/ minha alma.
    Obrigado!

    Graciela.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


JANELA 10 X 40

Classificação dos Países por Perseguição

Notícias Online