quinta-feira, 17 de março de 2011


VENCENDO AS DIFICULDADES



     Muitas vezes os momentos de dificuldade fazem parte do treinamento de Deus.

     Como saber quando Deus está nos treinando ou quando o inimigo está agindo?
     É fácil! Deus constrói, edifica mesmo em meio à dificuldade, enquanto que o inimigo destrói.
     Eliseu foi para Gilgal onde havia uma escola de profetas e quero que agora você preste atenção em tudo o que aconteceu com estes discípulos.
     Cada ocorrência foi verdadeira experiência com o Deus que supre, restitui, protege e...
     Quando Eliseu chegou a Gilgal havia fome gravíssima naquela terra (II Rs. 4:38).
    Aqueles homens eram escolhidos, homens que sentiram o chamado para o ministério e quando responderam se viram em meio a uma gravíssima fome.
    Eliseu nesta passagem é uma figura do Espírito Santo, o conselho de Eliseu para aqueles moços em outras palavras foi: “Saia da inércia, parem de reclamar, em tempo de fome é hora de buscar alimento”. O Senhor queria ensinar-lhes alguns princípios:

    1 - Todo teste de Deus não é para destruição, portanto mesmo em meio à fome haveria um escape, uma provisão preparada por Deus.
    2 - Não fique sentado em tempo de fome, vá buscar alimento. A palavra de Deus é o nosso alimento, quando os problemas chegam não é tempo de ficar desanimado, mas buscar na Palavra de Deus a orientação, a força, e a direção.
    Os discípulos também estavam sendo treinados para possuírem uma grande fé, fé capaz de crer no impossível, fé que não esmorece diante das circunstâncias.
    Eliseu ordenou que a panela fosse colocada ao fogo antes mesmo que o alimento chegasse a mesa.
   A fé reside exatamente neste ponto: agir antes conforme a palavra de Deus, antes mesmo que nossos olhos possam contemplar a resposta.
    3 - Cuidado com palavras de engano, muitas vezes corremos para profetas que mal conhecemos; pessoas que desconhecemos qual o comprometimento deles com a Palavra de Deus. Pessoas que têm mania de correr atrás de profetas, pessoas que estão em busca de adivinhação e não de direção.
    Quando Deus quer falar conosco por meio de profetas, ele faz com que o profeta venha até nós.

    Quando Eliseu ordenou que a panela fosse colocada no fogo, um dos discípulos foi em busca de alimento, mas encheu a sua capa de algo parecido com “pepino” uma erva venenosa e amarga chamada colocíntida.
    Qualquer palavra mesmo que aparente ser da parte de Deus, mas que na verdade são imaginações (Jr. 14:14), são palavras de destruição, como disse um dos discípulos são “morte na panela “. (II Rs. 4:40)
    Contra este tipo de morte só há uma solução jogar a “farinha na panela”. (II Rs. 4:41)
    A panela é o seu coração, o fogo é o Espírito Santo te aquecendo, e como já dissemos o alimento é a Palavra.
    O seu coração só pode estar cheio da verdadeira palavra de Deus, nestes tempos finais se levantarão muitos falsos mestres com (II Tm. 4:3), e precisaremos de muito discernimento para não sermos enganados.
    O que faltou àquele discípulo foi exatamente discernimento, ele não soube discernir entre uma colocíntida e um pepino.
    “Peça a partir de hoje o discernimento para não ser envenenado”.

    O aprendizado destes discípulos continuou. O próximo princípio que Deus queria ensinar-lhes é que se confiamos e respondemos ao chamado do Senhor, Ele suprirá todas as nossas necessidades.
Já disse várias vezes em apostilas anteriores: o pouco nas mãos de Deus se transforma em fartura.
Aqueles homens tiveram suas necessidades supridas por um dia, mas depois o Senhor fez vir à provisão de outra forma. Nosso Deus é um Deus de renovação, para que aprendessem a total dependência, aprendessem a olhar para Deus e não para homens, fez o livramento vir de outra parte.
    Desta vez Deus usou o dízimo de um homem, um dízimo pequeno diante da necessidade de 100 homens famintos, mas foi o suficiente nas mãos do Deus Todo Poderoso.

    Aprenda um fato: Antes mesmo de enfrentarmos qualquer tipo de dificuldade Deus já tem o escape preparado.
    O propósito de Deus não era matar aqueles discípulos de fome, mas ensinar-lhes a confiar na Fidelidade Daquele a quem eles estavam servindo.
    Ao invés de olhar para a panela vazia (para a conta bancária, para a sua dificuldade), olhe para Aquele que nunca falha.
    Deus quer preparar homens e mulheres com um nível alto de fé para serem canais explosivos do seu poder. Homens e mulheres com experiência pessoal de provisão em meio a impossibilidade.
    Servos capazes de profetizarem sem vacilar restauração diante de lares destruídos, cura aos enfermos, provisão aos necessitados... E veremos Deus honrando a sua Palavra, mas palavras sem fé são palavras vazias, e como ter fé sem a experiência pessoal do socorro?
    Eliseu por exemplo tinha fé suficiente para profetizar diante de uma panela vazia e diante de 20 pães e algumas espigas, porque havia passado por experiências de provisão e socorro em sua própria vida. Elias o ensinou que sem fé é impossível agradar a Deus, no momento em Eliseu pediu unção dobrada, a resposta de Elias foi:
    “Se me vires (no momento do arrebatamento)... se fará (II Rs. 2:10).
    O que isto significa? Se tiveres olhos de fé, olhos que crêem no impossível, olhos espirituais mais desenvolvidos que seus olhos carnais, então Deus te concederá o pedido. Deus quer que seus olhos espirituais se acostumem a ver o impossível!!!

    Mais uma vez veremos os discípulos de profeta passando por mais um teste. Todos nós que nos propomos a seguir os passos de Jesus passamos a ser seus discípulos, ser discípulo significa estar disposto a aprender.
    Os chamados passam pelo teste de (Dn. 11:35), “são provados, purificados e embranquecidos”, para serem canais explosivos do Espírito Santo.
    O terceiro teste destes discípulos foi quando em (IIRs. 6:1-7), resolveram ampliar as fronteiras. Satanás não gosta quando decidimos ampliar a nossa tenda (Is. 54:2), porque isto implica em ampliar a visão, a fé, o ministério, é uma mudança de nível, ampliar significa tomar posse.
    Sempre que o nosso inimigo sente a movimentação no sentido de ampliar, ele se coloca a postos na fronteira para tentar impedir o avanço, foi exatamente isto que aconteceu em (II Rs. 3:21).
    A partir do momento que esta decisão foi tomada, os discípulos, se dirigiram ao Jordão para que cada um retirasse uma viga para ampliarem o lugar em que viviam.

    O lugar da moradia destes discípulos era o lugar onde se alimentavam, era lugar de refugio, lugar de busca e estudo da palavra de Deus, ampliar esta moradia significava ampliar, se aprofundar no conhecimento de Deus aumentando assim a unção de cada dia.
    Repare que “cada um tinha a responsabilidade de pegar uma viga”, ampliar significaria um avivamento, um derramar abundante do Espírito Santo. Pegar uma viga seria pegar uma palavra “rhema” de Deus para nossas vidas, muitas vezes ficamos apertados dentro de limites que não mais contém aquilo que Deus tem preparado para as nossas vidas, mas nos deixamos ficar por comodismo ou por medo.
    Hoje Deus está te desafiando a ir até o Jordão crendo na restauração completa da sua vida, da sua casa, das suas finanças, da sua vida espiritual.
    Anime-se você não irá sozinho, o Espírito Santo te acompanhará da mesma forma que Eliseu acompanhou os discípulos.
    Tome posse das suas bênçãos, Jordão é lugar de posse, é lugar de unção, foi atravessando o Jordão que o povo tomou posse de Jericó, foi no Jordão que Jesus recebeu o revestido e ungido poder do Espírito Santo de Deus para o seu ministério.
    Tome uma atitude, vá até o Jordão não se deixe intimidar!
    Mas a resistência sempre estará presente, quando um dos discípulos estava cortando a sua viga, enquanto ele estava proferindo uma palavra específica de Deus com fé, o seu machado caiu no Jordão.
    Imagine a aflição deste discípulo, o machado era emprestado, quer dizer o objetivo de satanás era desanimá-lo, envergonhá-lo diante dos homens, fazer com que ele retrocedesse desistindo assim da visão que o Senhor colocou no seu coração. Atacando um discípulo era o suficiente para desanimar e amedrontar os outros.
    Você nunca se encontrou em uma situação parecida? No momento em que toma a decisão de se empenhar mais na vida de oração, de se aprofundar no conhecimento de Deus algum acontecimento o faz retroceder!
    Esta não é a hora de retroceder, se o inimigo está incomodado é porque a sua benção é muito grande, quanto mais ele luta para reter, fique certo que maior é aquilo que te aguarda.
    Se você sofreu um ataque porque estava ampliando o espaço da sua tenda, não volte para o lugar apertado, não volte para os limites anteriores, permaneça firme e faça como este discípulo, ao invés de desistir da visão, ele se dirigiu a Eliseu.

    Neste momento decisivo é hora de você se dirigir ao Senhor clamando por restituição daquilo que foi tocado. Depois de se dirigir ao Senhor saiba que Deus te deu autoridade para dar ordem às trevas para que restituam o que te foi roubado, o roubo só prosseguirá enquanto você não tomar consciência que tem direito a restituição. Profira a palavra de restituição e receba-a. (Is. 42:22)
    Para Deus não há impossível, aquele machado estava no fundo do Jordão, talvez até mesmo coberto pela areia, mas nada é difícil demais para o Senhor do Universo.
    Neste momento de aflição faça como o discípulo, ele gritou para Eliseu, (gritar é o mesmo que clamar), clame ao Senhor!
    Eliseu lançou à água um pedaço de pau e o machado flutuou, Deus lançará à terra uma palavra de ordem, uma palavra de restituição e vitória, e o impossível acontecerá!!!
    Pelas leis naturais seria impossível um machado flutuar, mas Deus é soberano, segundo a sua vontade e para favorecer os seus filhos,
    “Ele muda o tempo e as estações... opera com o exército do céu e os moradores da terra e ninguém pode Lhe deter as suas Mãos...” (Dn. 2:21; 4:35)

    Depois que o machado veio à tona Eliseu mandou que o discípulo estendesse as mãos e retirá-lo das águas. É necessário que assim que começamos sentir a movimentação no reino espiritual, estenda o braço da fé e tome posse da sua restituição!
    Por três vezes satanás tentou desanimar, fazer retroceder os discípulos de profeta, mas em todas houve uma intervenção maravilhosa da parte de Deus. Saiba que o seu atual problema será justamente um testemunho diante dos homens e das trevas da fidelidade de Deus para com os Seus filhos.

    O incrédulo vê uma dificuldade em cada oportunidade, e o homem de fé vê uma oportunidade em cada dificuldade.

  Oportunidade para a maravilhosa intervenção de Deus envergonhar aqueles que se levantaram contra a sua vida (inimigos espirituais), oportunidade para que todos possam contemplar que Deus te ajuda e te consola!!! (Sl. 85:17)
    Os discípulos passaram pelos testes da fé foram aprovados, suas tendas foram alargadas, ministérios foram firmados.
    Aqueles que são chamados para um ministério precisam firmá-lo com vigas de fé. Tenho certeza que estes discípulos saíram da escola de profetas com fé suficiente para profetizarem diante de panelas vazias, diante de doentes ou de coisas impossíveis, pois experimentaram o poder de Deus em suas próprias vidas.



Pastora Nayra Pedrini da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


JANELA 10 X 40

Classificação dos Países por Perseguição

Notícias Online