quarta-feira, 27 de julho de 2011


A INSTABILIDADE DA IRRITAÇÃO


A irritação nos torna instáveis, quando irritados perdemos a paz e perdemos as maiores chances de nossas vidas.
A irritação dependendo do seu temperamento, nos torna pessoas mal criadas, desagradáveis. A irritação traz opressão para a atmosfera em que estamos, a irritação afasta a presença do Espírito Santo. Irritação e mansidão não andam juntos, mas a irritação vem do inferno.
Certa ocasião Jesus subiu ao monte para ensinar aos seus discípulos algumas realidades ao que Ele disse:

Bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra. Mateus 5:5

Felizes os mansos porque herdarão todos os seus direitos. Moisés deixou a irritação de lado, para ter sucesso em sua vida. Ele se irritou ao ser contrariado pelo povo que não entendeu o seu chamado, ao ver a injustiça com um homem Atos 7:24, ao ver o povo desenfreado ao pé do monte quebrou as tábuas escritas pelo dedo de Deus, diante da rocha bateu nela, quando era só para falar.
Mas Deus o ensinou a vencer esta armadilha e ele se tornou o homem mais manso da terra. Nm 12:3
A mansidão é um aprendizado, ninguém nasce manso

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

A irritação no físico traz incomodo dor, é um estado doentio, é uma lesão de natureza inflamatória, pode levar a consequências mais drásticas se não for tratada.
Enquanto não aprendermos a dominar a irritação perderemos milagres maravilhosos. Jesus morreu, a esperança acabou para muitos. Dois discípulos de Jesus resolveram se afastar do lugar de bênção e foram para Emaús, se afastaram da promessa de receberem poder! Mas Jesus queria curá-los da irritação para que recebessem o que Ele tanto ansiava dar.
Jesus puxou assunto com os discípulos falando sobre dois sentimentos que andam juntos com a irritação: preocupação e tristeza. A preocupação nos entristece, embaralha o nosso raciocínio, nos faz perder o sobrenatural. Eles se afastavam do poder e Jesus foi resgata-los. Lucas 24:17

O discípulo Cléopas ficou irritado com a pergunta de Jesus: Será que você não sabe o que está acontecendo? Todo mundo em Jerusalém sabe e você não? Se não tratarmos as nossas irritações, esta doença pode se tornar crônica como no caso de Nabal, marido de Abigail nos levando a morte. A tolerância, a mansidão não fazem mais parte da vida tudo ao nosso redor se torna confusão. Saul era uma pessoa irritada, por qualquer motivo sua mão recorria a lança.
Cada temperamento tem uma forma de ficar irritado:
    • A irritação de Moisés foi quebrar o que Deus acabara de lhe dar, ele pagou um preço para receber as tábuas (jejum e oração), Deus escreveu com seu próprio dedo, e o que levou 40 dias para ser realizado foi perdido em um único momento de irritação, e tudo teve que ser refeito (mais 40 dias)! Melancólico/colérico.
    • A irritação de Ana a levou ao emburramento e desânimo (melancólico).
1 Samuel 1:6 (A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o SENHOR lhe havia cerrado a madre.)
    • A irritação de Sansão com a demora da prometida foi fazer do jeito dele não esperou o tempo de Deus e se envolveu com a primeira pessoa que o diabo ofereceu (sanguíneo)
    • A irritação de Abraão foi fazer o que Sara quis mesmo sabendo que isto traria dor de cabeça (fleumático)
    • Balaão era uma pessoa irritada, tensa, nervosa fez com que açoitasse quem o estava ajudando (a mula), ele queria atropelar a bênção.

Irritação, exasperação, exaltação; encolerizar, exasperar, agastar; exaltar, impacientar; importunar.

Quem gosta de irritar é o seu inimigo para que a exemplo de Ana você fique sem forças, choroso, ou descontrolado. A irritação nos desgasta emocionalmente, fisicamente e espiritualmente consumindo as forças da nossa fé.

Para a benção chegar para a fé explodir Jesus precisaria quebrar 3 níveis de resistências naqueles discípulos. Por isto que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. Jesus precisou andar 11 quilometros com os discípulos para quebrar as resistências.
Bem aventurado os mansos porque herdarão o reino dos céus. E não os irritados e preocupados.
A irritação primeiro transparece em nossas atitudes: desistiram do que Jesus havia avisado. Estavam falando descontroladamente e precisariam se acalmar para ouvirem, estavam andando freneticamente em sentido contrário, e Jesus teria que faze-los sentar, comer a palavra e conduzi-los de volta a Jerusalém. No caminho talvez discutissem e estivessem nervosos com a poeira da estrada com o sol quente. Depois ficaram irritados com um estranho (Jesus), tudo os irritava, até mesmo a pergunta de Jesus.
Jesus queria chegar na raiz da irritação e os incitou a falar:
Lucas 24:21 esperávamos, agora não esperamos mais, voltamos a pagar os impostos e a nos conformar com Roma
Gideão Juízes 6:13 eu valente? Por que então aconteceu tudo isto conosco? Por que Deus nos tirou do Egito?
Maria e Marta Por que você não veio antes? Meu irmão morreu por causa do seu atraso!
Lucas 24:23 afirmam que Ele vive, mas eu não tenho fé, não tenho esta convicção de que Ele vive, Mas Jó sim disse O meu Redentor vive em plena irritação ele conseguiu sair daquele ciclo e dizer: Jó 19:25
Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.

Lucas 24:24 néscios e tardos de coração- a preocupação nos torna pessoas sem entendimento, demoramos para entender a bênção. Estavam no lugar de bênção e se afastaram por causa da irritação. Andaram 22 quilômetros além do percurso que Deus havia determinado.
Néscios = tolos, sem entendimento, que não sabe; ignorante.
Fez menção de passar adiante, mas eles já calmos pediram para ficar, espere, agora estou feliz novamente, estou calmo, estou vendo as coisas mais claramente, estou pensando de forma mais coerente, a fé está voltando ao meu coração.
Jesus não resiste a um pedido, a um convite, ele entrou e comeu com eles, e só então a fé a 100% invadiu o seu coração.
Quanto tempo perderam!! Poderiam ter perguntado a Jesus sobre como foi no inferno, todos os seus direitos, mas o importante é que voltaram a Jerusalém e foram restituídos do que quase haviam perdido.


Pastora Nayra Pedrini da Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


JANELA 10 X 40

Classificação dos Países por Perseguição

Notícias Online