terça-feira, 23 de agosto de 2011


CÁLICE



“A minha alma está profundamente triste até a morte... Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto (sinal de uma pessoa que se encontra sem forças, rendida, exaurida), orando e dizendo; Meu Pai se possível, passe de mim este cálice! Todavia não seja como eu quero (a vontade pessoal, que muitas vezes não entende a vontade perfeita de Deus, esta é o grito da carne e das emoções), e sim como Tu queres”. (Mt. 26:38,39,42,44)

O homem é um ser inteligente nos diferenciando dos animais, é uma das características dos filhos de Deus. No entanto, não adianta só sermos inteligentes se a nossa vontade não estiver fortalecida, nada acontece em nossas vidas. Não adianta o meu intelecto saber que exercícios fazem bem para a saúde, se o meu espelho me mostrar que preciso fazer exercícios, se eu não me determinar a fazer, se eu não quiser me levantar mais cedo para tal objetivo.

Uma pessoa com ânimo dobre não chega a lugar nenhum.
A inteligência é como um farol que ilumina o caminho, mas não me faz caminhar, a determinação, a motivação e a vontade é que me fazem caminhar. Somos fracos de vontade e pouco determinados.
Nossa vontade é minada durante a vida, Jesus mostrou que havia uma luta no seu interior, a sua vontade não estava alinhada com a vontade de Deus, suas emoções gritavam, seu corpo gemia, seu espírito por um momento ficou tão debilitado que Deus Pai precisou enviar um anjo para consolá-lo.

Satanás estava atacando a alma de Jesus com o pânico, trazendo medo e ansiedade por um futuro assustador. Pânico = reação totalmente descontrolada face um perigo real ou aparente, nascidas do medo que esse perigo produz.
O pânico paralisa o raciocínio, mas à vontade de Jesus fortalecida venceu esta guerra. O pânico paralisa, bloqueia o raciocínio, faz fugir daquilo que tememos (como Adão).
A palavra de Deus nos ensina que o medo produz tormento, Jesus todos os dias quando andava pelas ruas de Jerusalém assistia a tortura daquela cruel morte de cruz.
Jesus disse “não seja como eu quero, mas como Tu queres”, só uma vontade pode prevalecer, a de Deus é boa, perfeita e agradável.
Evitar confrontos não é o melhor caminho, se quisermos facilitar a saída da borboleta a aleijaremos.

Que tal enfrentarmos as crises com Deus sabendo que o nosso cálice já foi tomado por Cristo, o que fazemos agora é experimentar algumas gotas deste cálice. Pai se possível passa de mim este cálice, não tema o confronto, a crise antecede uma grande vitória.
A reação descontrolada do pânico de Jesus pode ser vista nas reações do seu corpo (suar sangue), na necessidade de buscar o apoio dos amigos repetidas vezes.
Jesus repete por 3 vezes a mesma oração, as 3 medidas do cálice foram tomadas para nos conceder a vitória total:
No cálice havia pânico, rejeição, dor pela traição, nossos pecados, fraquezas, maldições, fracassos, nossa vontade enfraquecida.
3 copos = 3 tentações no deserto atacando corpo, alma e espírito.
Jesus tinha a sua vontade fortalecida, Paulo disse que a sua maior luta era fazer justamente o que ele detestava tendo que arcar com as conseqüências (Rm. 7:15).
Se Jesus atacado como estava sendo, desistisse, recuasse, Ele seria derrotado, aparentemente um pouco de dor seria evitada, mas colheria dor para o resto da sua vida. Porta que range sobre os seus gonzos, não tem domínio ou limite, entra tudo o que não deve, e sai tudo o que não deve.

Vemos em Jesus que Ele tinha certeza da vitória como vemos na ceia, mas agora Ele entra em agonia por causa do seu conflito interior.

“Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte, e tendo ouvido por causa da sua piedade”. (Hb. 5:7)


Pânico da morte, pânico de perdas. Algumas pessoas são dominadas pelo pânico de ficarem sozinhas, de ficarem solteiras, de não terem filhos, de não ter a admiração das pessoas, pânico de ser feliz...
Saul tinha pânico de não ser amado, de assumir responsabilidades, ou não ser aceito (atrás dos seus caixotes), Herodes de perder o poder. Pedro teve pânico do vento, Lucas pânico da tempestade; embaça nossa visão espiritual.
Jesus mostrou as duas naturezas no seu interior, o conflito do corpo e da alma com o espírito. Nosso homem interior precisa ser fortalecido, ele que deve prevalecer em momentos de crise.

“Se te fadigas com homens que andam a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?” (Jr 12:5)

Se Jesus se desse por vencido naquele momento como venceria a multidão que o viria prender? As acusações falsas e todos os sofrimentos? Como venceria o inferno? (Mt. 26:47-55)
Se você não vencer esta medida de cálice como poderá enfrentar os impedimentos das coisas maiores que Deus quer te dar?
Se Davi não vencesse o desprezo de seu pai e de seus irmãos como venceria Golias? Se não vencesse Golias como venceria os Filisteus e a perseguição de Saul, a quem amava e a quem tanto ajudou?
Se vencermos o pânico nos levantaremos de situações de prostração com total estabilidade emocional como Jesus o fez e com visão e audição e unção espiritual. Não permita que a crise o paralise com o pânico. Nunca realizamos porque desistimos, precisamos querer, precisamos da motivação.
Satanás foi enganado pela simplicidade, a loucura da cruz. Foi enganado pela simplicidade deste plano perfeito (1 Co. 1:18,25).
Como você pode vencer a crise e os problemas que te cercam? Com algo tremendamente simples -> determinação que nasce de uma vontade fortalecida, com um querer em sua vida.
.
(2 Reis 3), três reis tomaram uma decisão diante da crise e do pânico de uma situação sem saída se descontrolaram e culparam a Deus, mas Josafá soube controlar o pânico e como resposta veio o milagre.
Este foi o Getsemani de 3 reis e só um se tornou vencedor, os outros foram vencidos pelo medo, pânico na alma, desânimo no corpo, e enfraquecimento no espírito.


Pastora Nayra Pedrini da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


JANELA 10 X 40

Classificação dos Países por Perseguição

Notícias Online