quarta-feira, 17 de agosto de 2011


A SOLUÇÃO





Deus presenteou Daniel com uma unção maravilhosa:

Daniel 5:12 porquanto espírito excelente, conhecimento e inteligência, interpretação de sonhos, declaração de enigmas e solução de casos difíceis se acharam neste Daniel, a quem o rei pusera o nome de Beltessazar; chame-se, pois, a Daniel, e ele dará a interpretação.

Deus deu a Daniel espírito excelente (comunicação direta com Deus, raciocínio claro e excelente) inteligência, conhecimento, e solução para casos difíceis, não é maravilhoso receber o dom da solução? Deus falava com Daniel acordado ou dormindo, andando ou trabalhando, orando ou adorando, a vida de Daniel era totalmente conduzida por Deus.Os problemas não conduziam a vida de Daniel, ele nunca permaneceu afogado em um mar de problemas, porque sua vida era conduzida por Deus, de forma que no momento em que o problema chegasse para destruí-lo, Deus o transformava em veículo para levá-lo mais rapidamente para o lugar de bênção. Daniel vivia claramente o que está escrito em Romanos 8:28:
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Um dos elementos presentes na vida de Daniel era a fé, e a fé nos torna pessoas vencedoras e inteligentes, em Hebreus 11:29 Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca (não ficaram afogados diante do problema); tentando-o os egípcios, foram tragados de todo. (a fé nos torna intocáveis, os mesmo leões que ficaram com a boca fechada a noite toda devoraram os inimigos de Daniel nas mesmas circunstâncias).
Pela fé,
34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força (esta é a maior proeza da fé diante dos problemas, mesmo fracos nos tornamos fortes) fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.

Alguns problemas chegam a nossas vidas porque somos os causadores nós mesmos que cavamos, como está escrito aquele que cava uma cova nela cairá:

Eclesiastes 10:8 Quem abre uma cova nela cairá, e quem rompe um muro, mordê-lo-á uma co

Outras vezes somos empurrados em direção aos problemas, mas o importante é saber como nos comportarmos.
Para o profeta Jonas obedecer a Deus era o problema, depois o temporal se tornou o problema e em seguida o grande peixe se tornou o problema. O grande peixe na verdade por pior que fosse o desconforto era uma forma de Deus proteger e trazer Jonas de volta para o centro da sua vontade.
Somos muito complicados ao invés da unção de solução que estava sobre Daniel assumimos a unção de complicação que estava sobre o profeta Jonas, é mais fácil chamar a Deus do que tentar resolver é mais fácil amar do que guardar mágoa é mais fácil dizer a verdade do que mentir, então por que complicamos tudo? Quando levamos a vida de forma complicada nosso coração se estreita 2 Coríntios 6:11
O grande peixe era o problema de Jonas, era um lugar de aprisionamento, isolamento, escuridão, incerteza. Se chamarmos o Senhor para a situação no momento em que a tempestade começa, Ele poderá reverter o mal em bênção. Jonas era muito complicado achou mais fácil ser atirado ao mar do que orar, do que crer, do que reparar os seus caminhos.
Para nós com a unção de complicação mergulhar nos problemas é mais fácil do que confiar; imagino a cena -> Jonas com o rosto muito espiritual, os homens o lançando ao mar, mas por outro lado Deus correndo para amenizar, para socorrer desviando o curso do peixe para proteger o profeta. Deus não falha, ele cobre as nossas falhas, por isto que está escrito que o amor encobre multidões de pecados.
Não foi difícil para Jonas com a unção de complicação entrar no problema, o difícil é sair dele!
Jonas se deixou ser tragado pelo problema e durante 3 dias e 3 noites Jonas foi conduzido pelo problema, todo esforço humano do profeta seria inútil, se acaso conseguisse abrir a boca do peixe, depararia com um problema ainda maior: o oceano!
Não era Jonas que tinha um problema, era o peixe/problema que tinha Jonas, o desespero, o stress, a angustia tomaram conta das emoções e da mente do profeta.
Jonas era levado para onde o peixe queria, sem poder controlar a situação, mas no terceiro dia, cansado da escuridão, angustiado e cansado de ser conduzido por suas emoções e pelas circunstâncias, cansado de andar em um terreno nada firme, cansado de vagar sem chegar a lugar algum, foi só neste momento, que clamou e pediu socorro.
“Senhor quero ser conduzido por Ti, pegue o problema em suas mãos”.

Caminho para trocar a unção de complicação pela unção de solução:
. voltar a depender e a confiar em Deus, restabelecer nossa comunicação intima com Ele
. pedir socorro Jonas 2:7
Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.

Salmos 118:5 Em meio à tribulação, invoquei o SENHOR, e o SENHOR me ouviu e me deu folga.

. agir com fé Ex 14:15 Jonas 2:9

Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!

Jonas já se viu fora da situação de aperto e perigo antes mesmo que alguma coisa acontecesse no mundo natural.

Quando Jonas assim agiu Deus tomou a frente, Deus deu uma ordem ao problema, à circunstância e o tirou das entranhas deste problema. Jonas 2:10
Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra.

Mateus 12:40
Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.

Na cruz Jesus foi tragado por um problema de forma voluntária para que hoje pudéssemos ter a unção de Daniel, a unção de solução de casos difíceis disponível a todos os filhos de Deus.
Jesus também por 3 dias e 3 noites não viu a luz da solução, mas seu coração estava todo iluminado pela glória do Pai, pelas palavras de esperança. Talvez estes fosse o pensamento de Jesus:

Salmos 32:7 Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento

Jesus foi até o ventre da terra para nos livrar da força do inferno e da força dos problemas.
Efésios 4:9-10 da mesma forma como Jesus desceu, mas subiu acima de todo poder principado e potestade, saia desta situação de escuridão e prostração e assente-se com Cristo nos lugares celestiais.


Pastora Nayra Pedrini da Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


JANELA 10 X 40

Classificação dos Países por Perseguição

Notícias Online