quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


CONHECENDO O "BOM PASTOR"

Você já tentou entender o significado do Nome Jeová Rohi?

Jeová Rohi significa Senhor, o meu Pastor.
Às vezes sentimos dificuldade em confiar no Bom Pastor porque temos uma imagem distorcida Dele, por acharmos que Ele se comporta como as pessoas nas quais confiamos e que nos decepcionaram, mas Ele não falha.
Jacó conhecia bem o trabalho de um pastor, trabalhou para Labão por 20 anos como Pastor. Jacó em (Gn. 31:39-40) relaciona algumas funções de um pastor cuidadoso. Ele diz que velava pelo rebanho dia e noite e cuidou do nascimento de cada ovelha ele mesmo relaciona algumas funções de um Pastor: O nosso bom Pastor vela por nossa vida dia e noite, Ele não dorme e nem dormita (Sl. 121:3-4). Durante o dia Ele nos conduz em direção à sombra e durante a noite as feras não podem se aproximar, porque o fogo da sua presença nos guarda.
No Salmo 23, na Amplified Bible diz que o Senhor é o nosso Jeová Rohi , Aquele que nos guia, alimenta e guarda e por esta razão nada nos falta.
O Senhor nos alimenta nos melhores pastos, muitas ovelhas morrem de fome porque não conhecem o caminho destes pastos, o bom Pastor pastoreia no jardim da comunhão (Ct. 6:2).
Se você andar em comunhão e em total dependência com Jeová Rohi nunca ficará desidratado ou esgotado porque Ele te conduzirá às águas de descanso, nunca ficará com insolação porque Ele te conduzirá à Sua Sombra, nunca sofrerá inanição porque os seus pastos são abundantes e verdejantes!!!
O Senhor cuida das ovelhas que estão prenhas com muito amor, você é ovelha e o útero é o seu espírito. O Espírito Santo colocará em seu coração um sonho, uma visão, um peso para que você carregue em seu coração até que cheguem as dores de parto. Neste meio tempo Ele cuidará para que não haja aborto, para que você não sofra nenhum dano para que o sonho, a visão venha à luz.
“O bom Pastor dispensa um cuidado especial em relação aos pequeninos”, (os bebês espirituais), mas esteja certo que para cada idade espiritual o Senhor dedica um amor e atenção especial.
Os cordeiros são carregados no colo, os que amamentam (líderes espirituais) (Is. 40:11) são conduzidos mansamente , os cordeiros jovens e descuidados são vigiados dia e noite para que não se desviem e para não se alimentem de pastos contaminados.
Não importa qual a sua idade espiritual, o cuidado do Bom Pastor para com a sua vida sempre será especial.
O Senhor ensinou a Jacó através do seu relacionamento com o seu rebanho, que nada pode ser comparado ao cuidado que Jeová Rohi dispensa ao seu rebanho.
Foi por esta razão que Jacó profetizou ao seu filho José (Gn. 49:24) , que a sua vitória repousava justamente no cuidado do Bom Pastor, ele experimentou pessoalmente este cuidado. Jacó aprendeu o valor de um cajado (poder e autoridade) atravessou o Jordão só com um cajado na mão (Gn. 32:10). Este cajado foi o seu consolo, nos momentos mais escuros da nossa vida. Podemos experimentar a realidade de ter um Deus que se chama Deus da Consolação (2 Cr. 1:3).
Moisés também por toda a sua caminhada no deserto levou um cajado que era a sua fonte de Conforto, encorajamento, poder e autoridade. Tenho certeza que sempre que ele olhava para aquele cajado, pensava “se eu que sou homem cuidei com zelo por 40 anos das minhas ovelhas , não devo temer, pois Jeová Rohi cuida , provê, protege e conforta a mim a todo este povo”.
Davi em um momento decisivo da sua vida escolheu aquilo que lhe era mais familiar para encorajá-lo, no lugar da armadura de Saul, Davi pegou o seu cajado (poder e autoridade), pedras (palavra de Deus) e as colocou no seu alforje de pastor (simplicidade, humildade e dependência).
José aprendeu muito bem a lição com o seu pai Jacó, ele mesmo na juventude teve uma experiência pessoal como pastor (Gn. 37:2) tenho certeza que foram nestes momentos que o Senhor o ensinou as verdades espirituais. José aprendeu por experiência que as ovelhas por terem uma visão limitada (razão pela qual precisam ser apascentadas e guiadas o tempo todo) correm graves riscos de caírem em covas (Mt 12:11).
Todo pastor amoroso logo sairá em socorro da ovelha amada ao ouvir o seu grito de angústia. Foi por esta razão que José não perdeu a esperança quando lançado num poço por seus irmãos ou no cárcere por Potifar, porque sabia que o Bom Pastor estava trabalhando em seu favor para tirá-lo daquela situação, sabia que o Pastor da sua alma estava ouvindo o seu pedido de socorro.
Há alguns anos atrás quando passava por uma situação desesperadora, eu estava morando em um lugar há 40 km de São Paulo chamado Vale da Benção. Eu estava com o coração transbordando de tristeza, andando pelo Vale escutei o balido desesperado de uma ovelha.
Quando olhei ao meu redor vi bem ao meu lado um cordeiro que se agarrava com todas as suas forças a uma ribanceira, este cordeiro estava prestes a cair em um rio, a mãe estava ao lado sem poder fazer nada também balindo em desespero. O Senhor disse:
- Olha para esta situação, para o cordeiro e sua mãe, esta é uma situação desesperadora, mas para você basta estender as mãos e retirar este cordeiro da ribanceira. O Senhor ainda me ordenou olhar para aquele rio, veja este rio é muito pequeno, o medo aumenta o tamanho da circunstancia. Estendi minhas mãos e pequei aquele cordeiro. O Senhor ainda me disse:
- “A mãe do cordeiro nada pode fazer na sua situação as pessoas que mais te amam nada podem fazer para te ajudar, mas para Mim nenhuma situação é difícil ou impossível, Eu sou Jeová Rohi e estendo minha destra para te salvar”.
Davi também aprendeu as verdades espirituais enquanto pastoreava as suas ovelhas. Aprendeu que as ovelhas se abandonam totalmente ao cuidado do Pastor sem se preocuparem e nem questionarem sobre o caminho que ele escolhe para conduzi-las (Sl. 85:13). Você consegue confiar no cuidado do Bom Pastor, consegue descansar no fato da Sua Vara (O Seu poder) o defender de todos os lobos e ursos que se levantarem contra você?
Davi quando recebeu a palavra que seria rei de Israel foi perseguido por Saul, mas a vara do Senhor o defendeu e Saul nunca conseguiu alcançá-lo.
Quando leões se levantam contra você o Bom Pastor despedaça os seus dentes (Jó 3:10-11), Jeová Rohi contende contra os que se levantam contra o Seu amado rebanho (Is 49:25).
Nos momentos de tristeza o cajado do Senhor consolava a Davi, o Senhor sempre levanta pessoas que servem de bálsamo nos momentos de necessidade física, emocional e espiritual.
Em um momento de desilusão as palavras de Abigail foram bálsamo e pasto verdejante para Davi, como está escrito em (Pv. 10:21) “os lábios dos justos apascentam a muitos”.
Abigail disse para Davi que os inimigos que viessem a persegui-lo seriam dispersos pelo Senhor, mas, no entanto a vida de Davi estaria segura nas mãos do Poderoso de Jacó, sua vida estava “atada em um feixe junto com aqueles que vivem com o Senhor” (1 Sm. 25:29).
Esta palavra não é só para Davi é para você também, não tema o inimigo porque você faz parte do feixe precioso que está nas Mãos de Deus e quem pode tocar naquilo que está nas Mãos do Senhor dos Exércitos? “Não tema mal nenhum porque o Bom Pastor está contigo e a Sua vara e o Seu cajado te consolam” (Sl. 23:4).
O Bom Pastor sempre prepara uma mesa farta na presença dos seus adversários, porque o pastor que ama o seu rebanho buscará nos altos lugares em tempo de seca e de escassez um pasto mais verde, mais nutritivo.
Davi se encontrava em uma planície lugar aberto e sem proteção quando ouviu que Saul estava em seu encalço (1 Sm.23:24-29) e seguiu a orientação do Bom Pastor que o orientou a buscar refugio junto à Rocha.
O nosso Bom Pastor com seus olhos Oniscientes sempre nos avisava do perigo e nos conduz pelo caminho mais seguro, mas para escutarmos as suas orientações devemos nos habituar a ouvir a Sua doce voz.
Aquela Rocha que em hebraico se chama “Sela Hamahlekot” (Rocha da Separação) foi à salvação de Davi e seus guerreiros, mas o passo seguinte de Davi foi escutar a voz do Pastor indicando o lugar seguro no alto onde estaria a sua mesa de banquete (sustento, conforto e vitória) (1 Sm. 23:29).
Estes lugares seguros (alto das rochas) da região de En Gedi ficavam numa região de oásis, lugares onde pastoras amorosas levavam seus rebanhos para que se alimentassem e saciassem a sua sede (1Sm 24:4). Jeová Rohi nunca deixará em tempo de perigo em lugares baixos, mas as conduzirá como fez com Davi e seus homens pelas rochas (1 Sm 24:2). (Ez. 34:13)
O que o Bom Pastor deseja para o seu rebanho? Que seja pastoreado e apascentado, esta foi a ordem que ele deu a Pedro (Jo 21:15-17).
Pastorear significar cuidar, velar, conduzir, proteger e apascentar significa alimentar.
Quando homens falham o Senhor se levanta para suprir as suas necessidades. Você está doente? Hoje o Bom Pastor pode derramar o óleo de Gileade sobre a sua enfermidade física, sobre as suas feridas emocionais.
Você está fraco? Jeová Rohi te colocará nos braços até que tenha se fortalecido.
Você está agitado e com medo? Jeová Rohi pode te acalmar acariciando a sua cabeça com a Sua destra de consolação. (Ez. 34:4,15,16).
Sobre o olho do conforto e da cura encontramos no Salmo 23, que Jeová Rohi unge a cabeça das suas ovelhas com óleo. Na Amplified Bible encontramos a explicação que para as pessoas que habitavam neste clima quente de deserto era comum passar óleo sobre o corpo para evitar a transpiração excessiva, este óleo era misturado com perfume proporcionando assim uma sensação refrescante.
Os atletas também ungiam o seu corpo antes da corrida, porque o corpo ungido estaria revigorado e apto para uma corrida.
Quando Jeová Rohi derrama do seu Santo Espírito sobre a sua cabeça, óleo que escorre pelo corpo todo, você será protegido do calor do inimigo contra a sua vida, se sentirá revigorado e apto para prosseguir. O óleo ainda era proteção contra pequeninos insetos que poderiam entrar pelas narinas ou ouvidos das ovelhas, entrando en sua cabeça e deixando-às tontas e doentes pelo zumbido dentro de suas cabeças.
O óleo sobre nossas cabeças nos protegerá do ataque do inimigo contra as nossas mentes, a mente é um verdadeiro campo de batalha, pensamentos pessimistas, pensamentos de incredulidade, de medo, podem te paralisar.
Você é importante para Deus, Ele se preocupa com o seu bem estar com a sua felicidade. Se até hoje só experimentou perseguição e feridas (Ez. 34:21), saiba que Jeová Rohi se levantou do seu trono “para te livrar desta opressão”. (Ez 34:22)
Por que somos comparados a ovelhas? Porque as ovelhas são assustadas e nós também nos assustamos facilmente. As ovelhas são dependentes precisam de quem as guie, proteja e cuide das suas enfermidades. Também somos comparados a ovelhas porque elas possuem um campo visual extremamente limitado são capazes de cair em covas ou precipícios, se desviam com facilidade do caminho. As ovelhas vivem em grupo e o Senhor nos criou para vivermos em unidade.
A Igreja precisa despertar para o fato de que se andarmos isolados seremos suscetíveis a ataques de lobos e ursos, mas unidos e próximos ao Pastor as feras não podem se aproximar.
A audição das ovelhas é muito aguçada para compensar a visão limitada, por esta razão é que o Senhor diz “as minhas ovelhas ouvem a minha voz”(Jo 10:4).
Nos nossos momentos mais escuros das nossas vidas precisamos estar habituados com a voz do Nosso Pastor porque no Vale da Sombra da Morte (como encontramos na Amplified Bible que este vale é sem luz e profundo), lugar sem luz só podemos ouvir a voz do Pastor dizendo “não temas estou contigo”.
Você é ovelha amada e nos momentos de desesperança saiba que a luz romperá sobre a sua vida, porque Jeová Rohi conduz as suas ovelhas para um lugar alto e espaçoso (Jó 36:16), lugar onde a sua boca se dilatará contra os teus inimigos (1 Sm 2:1) porque a sua mesa diante dos seus inimigos será farta !!!!!

Pra. Nayra Pedrini da Silva


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


JANELA 10 X 40

Classificação dos Países por Perseguição

Notícias Online