terça-feira, 20 de março de 2012


    
     Vamos tomar posse de uma realidade? Parece que o homem é muito complicado não acha? Não somos complicados, mas ficamos complicados no decorrer da vida. (Sl. 116:6)
    Tudo o que Deus fez é complexo na sabedoria como foi feito, mas a beleza está justamente na simplicidade das suas criações.
     Jesus disse que viria buscar uma noiva “santa e sem defeito” (Ef. 5:27).
    A santidade está em nosso corpo, em nossa alma e no nosso espírito. Mas e os defeitos? Onde estão? Eles moram na alma, os defeitos são os problemas na alma que complicam a nossa vida.
Jesus nos disse:

    “Eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto prudentes como as serpentes (examina a vitima, não se arrisca à toa...) e simplices como as pombas”. (Mt 10:16).

     Você reparou que Jesus mostrou-nos duas armas de guerra contra os lobos: prudência e simplicidade? O mundo jaz no maligno, se formos complicados, sensíveis demais, ou rudes demais, se formos instáveis então os lobos nos tocarão. Jesus não nos deu conselho para sermos devorados, mas sim para prevalecermos.
    Temos alguns agentes complicadores em nossas vidas, que precisamos nos desvencilhar. Um novelo de lã com nó a obra não flui e assim somos nós, que possamos hoje permitir que o Senhor retire os nós do novelo da nossa vida, para não sermos uma obra cheia de remendos, mas uma obra completa:

1. Somos dissimulados, falamos o que não sentimos, falamos o contrário do que queremos de fato.
    Pedro na sua confissão de que morreria por Jesus complicou tudo, melhor seria falar do amor dele por Jesus de uma forma real e simples.

     Somos complicados porque estas palavras decepcionam os que ouvem quando não as cumprimos e dá material para as trevas para nos destruir.
     Falamos que não precisamos de ajuda, mas ficamos magoados quando as pessoas não nos ajudam. Dizemos que não nos importamos se não ganhamos presentes, mas lá dentro fica ressentido... O que é isto? Complicação! Por que não falar o que realmente queremos ou sentimos?
     Jesus ficava irado com os fariseus porque falavam, mas não faziam o que falavam isto se chama hipocrisia.
     Jesus na cruz disse que tinha sede, que tinha fome, ele disse que se sentia sozinho, não tentou fazer bonito só porque era um líder.
     Falta-nos a simplicidade da sinceridade. (Hb. 10:22)
   Todos os que alcançaram milagres foram sinceros, Jesus sempre os incitava a dizer o que verdadeiramente queriam, receberiam o que dissessem. (Mc. 10:51).
     Somos complicados porque não somos como crianças transparentes, mas somos dissimulados como Caim.

2. Outro agente complicador é o fato de querermos sempre justificar.
    O oleiro tinha o vaso em suas mãos, ele se quebrou, se o vaso aceitasse o trabalho sem justificativa seria refeito, mas se o vaso parasse diante do oleiro quando despedaçado e começasse o seguinte discurso: “estou todo quebrado porque a liga não era boa, ou porque você colocou muita força na hora de me moldar, ou você escolheu a forma errada para mim”.
    Adão quis justificar o seu erro ao invés de pedir perdão, não foi muito mais complicado sair do Éden do que admitir a verdade?
    “Saul justificou seus erros e morreu”.

    O trabalho de Deus em nossas vidas não é o tempo todo, é só o tempo de estarmos aptos para recebermos suas sementes de milagres, de unção, de vida. (Is. 28:24) trabalho de Deus de forma perfeita de acordo com a resistência de cada um .
     Deus é maravilhoso e sabe que cada um tem um nível de resistência por isto o tratamento não é igual para todos.
   
 Dois discípulos muito especiais: um foi o primeiro a Jesus querer se encontrar depois de ressureto e o outro nem mesmo relato da sua morte temos, além dos segredos mais preciosos terem sido partilhados com ele.
     Mas os dois eram muito complicados João o explosivo, precisou de um trabalho contínuo com vara, mas Pedro o inconstante precisou de um trabalho mais ostensivo. (Cl. 3;22)
     Estávamos falando de justificativa, mas ela é irmã da omissão. Caim omitiu o que ia realmente em seu coração, os irmãos de José omitiram a verdade do pai e em todos os casos o maligno (o lobo), o devorou porque faltou sinceridade, simplicidade.

3. Ansiedade é um agente complicador, tudo fica mais difícil, cansativo, e penoso quando estamos ansiosos.
    Garanto que você nunca viu um pardal estressado pela falta de comida viu? Ou um lírio do campo desesperado porque a sua roupagem já está velha e fora de moda, no entanto nada lhe falta.
     Em Mateus 6, vemos Deus se preocupar com a nossa roupa e com a nossa alimentação. Busque em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Busque a paz, o equilíbrio, o amor, a fé e tudo lhe serão acrescentado.


     Busque os interesses de Deus e Ele buscará os seus interesses. Baraque estava tão ansioso com a batalha que foi derrotado antecipadamente.
     Ansiedade é uma preocupação prévia e desnecessária.

4. Mágoa é um agente complicador.
    Somos complicados!
   Porque Elias quando sozinho no Ribeiro de Quisom não reclamou de nada e nem teve medo? Mas bastou estar frente ao povo para o ressentimento vir a seu coração, ou seja, sentimento de solidão, desamparo e tudo ficaram complicados demais a ponto de ficar desnorteado e abandonar todos os seus sonhos.
    Pânico é outro sentimento que complica as nossas reações, ações e raciocínio.

5. Somos complicados quando nos descontrolamos.
    Salomão se descontrolou e usou de forma errada tudo o que Deus lhe havia concedido, exagerou com as mulheres e no uso indevido das riquezas.


     (Lc. 8:22 ,26) O desespero não faz cessar a tormenta.
     A calma e a mansidão são a nossa salvação é muito mais simples não é? Balaão era descontrolado e perdeu uma visão celestial. (Is 32:17,18; Is 30:15)

6. Complicamos quando sentimos vergonha de coisas espontâneas como Mical fez com Davi.


Pra. Nayra Pedrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


JANELA 10 X 40

Classificação dos Países por Perseguição

Notícias Online